Ulrich quer que bancos, Governo e grandes empresas «se entendam» - TVI

Ulrich quer que bancos, Governo e grandes empresas «se entendam»

Fernando Ulrich

Presidente do BPI diz que mercados exigem resultados concretos sobre a redução do défice orçamental

Relacionados
O presidente do banco BPI, Fernando Ulrich, quer que «o Governo, o Banco de Portugal, os principais bancos e eventualmente as grandes empresas nacionais se articulem» para baixar significativamente o peso do financiamento externo na economia portuguesa, noticia o «Diário Económico». E diz que os mercados exigem resultados concretos sobre a redução do défice orçamental.

Escreve o mesmo jornal que este apelo de Ulrich surge na sequência do fim das medidas extraordinárias de apoio ao sistema financeiro que o Banco Central Europeu (BCE) já tem calendarizado, e que pode tornar o financiamento externo da economia portuguesa ainda mais difícil.

Foi aliás nesse quadro que o Banco de Portugal terá enviado - segundo noticiou o jornal «Público» no último sábado - uma carta à banca nacional a pedir alternativas ao fim do financiamento externo alavancado pela venda de dinheiro por parte do BCE. Carta essa que Ulrich não confirma ter recebido, uma vez que não comenta «as relações do BPI com o banco central».

As alternativas para contornar as dificuldades de obtenção de financiamento são poucas, disse Fernando Ulrich. «Ou a banca começa a vender os activos que tem em imóveis, acções, obrigações e participações, ou começa a reduzir a carteira de créditos». Esta última «é a solução mais concretizável e mais provável», diz o banqueiro, citado pelo «Diário Económico».

No entanto, alerta Ultrich, para que a redução do crédito ao investimento seja o menos traumática possível para a economia nacional «é preciso que haja uma articulação para assegurar que as opções são tão adequadas quanto o possível».
Continue a ler esta notícia

Relacionados