Vendas de carros disparam e até entopem alfândegas - TVI

Vendas de carros disparam e até entopem alfândegas

Fim do incentivo ao abate e aumento do IVA em 2011 gera corrida à compra de automóveis

Relacionados
Um ano que fecha com chave de ouro para o sector automóvel, já que os últimos meses têm sido de corrida à compra de carros novos, com o novo ano a trazer o aumento do IVA e o fim do incentivo ao abate. Uma situação que até já está a entupir as alfândegas.

A comercialização de automóveis disparou sobretudo em Novembro e Dezembro, com os comerciantes a admitirem já um aumento de vendas a rondar os 35% este ano.

Apesar do optimismo gerado neste final de ano, em 2011 deverá haver uma forte quebra no negócio. Os comerciantes dizem que a alternativa passaria por prolongar o programa de incentivo ao abate.

Mesmo já congestionadas, as alfândegas têm de aceitar até amanhã todos os pedidos de reconhecimento do incentivo fiscal «integralmente instruídos», como pode ler-se na circular nº 89 da Direcção-geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo. É que o prazo de apreciação dos processos foi prolongado até dia 14 de Janeiro.

No fecho de contas, 2010 foi um bom ano para o sector automóvel. Só entre Janeiro e Novembro, as vendas ascenderam a mais de 195 mil unidades. Com a escalada nas vendas de Dezembro, o balanço vai ser ainda melhor.
Continue a ler esta notícia

Relacionados