Volkswagen: os três novos modelos que estão na manga - TVI

Volkswagen: os três novos modelos que estão na manga

Jetta, Passat e Eos são as grandes apostas para contrariar queda geral das vendas de automóveis em Portugal

Relacionados
Com o novo Jetta a caminho da Europa, a Volkswagen está optimista quanto às vendas de automóveis para este primeiro trimestre. E para isso vai contar com o lançamento de outros dois modelos: o novo Passat, lançado a 7 de Janeiro e o Eos, que vai ser lançado em Março e é produzido pela portuguesa Autoeuropa.

A marca, que é representada em Portugal pela SIVA, espera que esses modelos façam atenuar a queda geral das vendas de automóveis em território nacional.

Foi o que disse à agência Lusa o director-geral da marca alemã, José Duarte: o objectivo é assim «contrariar, ou pelo menos atenuar, a previsível queda nas vendas para 2011», uma situação que já se começou a desenhar em Janeiro, em que comparando com o mesmo mês de 2010, as vendas sofreram uma queda de 9,2 por cento, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

O ano de 2011 «vai ser muito difícil» e o mês de Janeiro não foi pior porque «foram matriculados cerca de três mil veículos referentes a processos relativos a Dezembro no âmbito do programa de incentivos ao abate de veículos em fim de vida», diz José Duarte. Uma situação que «já não irá acontecer nos próximos onze meses».

Para fazer frente a este cenário, e tendo em conta que a Volkswagen está a renovar toda a sua gama, a marca alemã espera ter outros argumentos para enfrentar a concorrência e o próprio mercado com o lançamento do Passat (carro e carrinha) e do renovado Jetta, sendo que o Eos «será sempre para um nicho de mercado e com pouco volume».

Aliás, a própria marca refere que o ano de 2011 «será marcado pelo rejuvenescimento de grande parte da gama de produtos», que, para além dos já referenciados, irão surgir ainda durante o segundo semestre os novos Golf Cabrio, Tiguan e New Beetle.

De acordo com a Volkswagen, os novos lançamentos «vêm tornar a gama Volkswagen a mais jovem no mercado, já que, em final de 2011, todos os seus modelos terão menos de 3 anos».

Passat: o eleito para as famílias

O novo Passat, lançado a 7 de Janeiro, assumiu a nova identidade da Volkswagen e será o carro ou carrinha destinado às famílias em que a marca alemã promete mais tecnologia, mais equipamento de série e um preço que começa nos 29.551 euros e termina nos 44.807 euros. Uma das tecnologias de série é a detecção de fadiga, onde o automóvel emite uma vibração no volante e um sinal sonoro caso o condutor esteja a realizar uma condução anormal.

Com mais de 70 mil Passat a rolar em Portugal, o novo modelo terá todos os motores diesel equipados com a tecnologia BlueMotion Technology (Start & Stop; recuperação de energia na travagem).

Jetta: a nova geração promete

O novo Jetta, a ser lançado no mercado português a 11 de Fevereiro, é significativamente maior do que o modelo antecessor e, segundo a marca, «revela-se como uma berlina espaçosa e de apelo desportivo com requintes topo de gama».

Pela primeira vez, os responsáveis da Volkswagen dizem que «a estética já não é uma derivação do Golf», antes «segue o seu próprio estilo, fazendo do Jetta um modelo forte e independente, tal como o Eos e o Tiguan». Mesmo nas motorizações de menor cilindrada, o Jetta marca as referências.

«Eos já é referência»

O modelo fabricado em Portugal, o Eos, é já «uma referência entre os cabriolet coupé» e «foi tecnicamente aperfeiçoado e esteticamente actualizado, além de receber um vasto conjunto de novidades a diversos níveis», diz a marca.

Este carro foi foi primeiramente apresentado nos Estados Unidos porque «é a região com maior volume de vendas para o modelo alemão».

Após cerca de quatro anos desde o início da produção do Eos na Autoeuropa, o modelo descapotável adopta, assim, a recente linguagem estilística da Volkswagen, principalmente na dianteira, sendo que o interior foi actualizado melhorando em materiais e nos acabamentos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados