Zeinal Bava exige demissão de administrador da Telefónica - TVI

Zeinal Bava exige demissão de administrador da Telefónica

Zeinal Bava

Presidente executivo da PT garante que rejeição da oferta da Telefónica «foi decisão unânime»

O CEO da PT, Zeinal Bava, exigiu esta quarta-feira a demissão do espanhol, Santiago Valbuena, da administração da Portugal Telecom depois de este ter admitido ao «Financial Times» uma OPA da Telefónica sobre a operadora portuguesa. Em causa está o negócio na Vivo.

Fonte oficial da Portugal Telecom disse à Agência Financeira que Zeinal Bava - que se encontra hoje em Nova Iorque - já classificou esta ameaça como uma «tentativa de chantagem» por parte Telefónica [em cortar os dividendos da brasileira Vivo à empresa portuguesa] e que «por uma questão de coerência», o director financeiro da Telefónica, Santiago Valbuena, que fez estas declarações «deveria demitir-se do conselho de administração da PT porque está em falta com os seus deveres de lealdade para com a PT e tem conflitos de interesse».

Já à agência Lusa, Zeinal Bava, explicou que entende que a decisão de recusar uma oferta da Telefónica [de 5,7 mil milhões de euros] pela participação da PT na Vivo «não agrade ao responsável da Telefónica» mas assegurou que a rejeição da oferta «foi uma decisão unânime [da administração] e é uma defesa intransigente dos interesses da PT e do nosso foco na criação de valor accionista».

[Actualizada]
Continue a ler esta notícia