UE pede medidas concretas a Portugal para alcançar metas orçamentais - TVI

UE pede medidas concretas a Portugal para alcançar metas orçamentais

Olli Rehn

Entre as medidas estão reformas estruturais importantes no mercado de trabalho

Relacionados
Os ministros das Finanças da Zona Euro reunidos esta em Bruxelas felicitaram Portugal pela aprovação do Orçamento de Estado para 2011, na sexta-feira, e esperam que Lisboa tome «medidas concretas» para alcançar as metas orçamentais definidas.

«Nós saudámos a aprovação do Orçamento para o próximo ano que está totalmente em linha com a estratégia orçamental acordada», disse o comissário europeu responsável pelos Assuntos Económicos no final de uma reunião extraordinária dos ministros das Finanças da Zona Euro e da União Europeia, que aprovou um plano de resgate à Irlanda de 85 mil milhões de euros.

Para Olli Rehn, «agora é essencial substanciar esta decisão [a aprovação do Orçamento] através de medidas concretas».

O responsável europeu explicou em seguida que Portugal «está a preparar uma agenda de crescimento que inclui reformas estruturais importantes no mercado de trabalho».

«Nós concordámos com isso e encorajámos Portugal a intensificar essas reformas, e estamos prontos para ajudar Portugal, em cooperação com as autoridade do país», concluiu Olli Rehn.

Por outro lado, segundo fontes diplomáticas, Portugal não sofreu qualquer tipo de pressões sobre a orientação que deve dar à sua política orçamental, ou sobre um eventual pedido de resgate por causa da sua dívida pública.

No final da reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro, que foi seguida por uma outra da UE, o responsável pelas Finanças portuguesas, Fernando Teixeira dos Santos, escusou-se a fazer declarações à imprensa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados