Fundo permanente de socorro vai incluir bancos privados «caso a caso» - TVI

Fundo permanente de socorro vai incluir bancos privados «caso a caso»

Juros

Medida insere-se no mecanismo permanente de gestão de crises decidido pelos dirigentes europeus em Outubro

Relacionados
Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram este Domingo a acordo para uma inclusão dos bancos privados, «caso a caso», no futuro fundo permanente de ajuda, segundo fonte diplomática europeia, informa a Lusa.

Esta medida insere-se no mecanismo permanente de gestão de crises decidido pelos dirigentes europeus em Outubro e que, a partir de 2013, vai substituir o Fundo de estabilidade financeira, criado nesta Primavera.

O actual Fundo temporário é constituído por garantias financeiras dos países da Zona Euro.

Reunidos em Bruxelas para aprovar o plano de ajuda à Irlanda, os ministros chegaram a acordo quanto ao princípio de uma «participação, caso a caso, dos credores do sector privado, plenamente em linha» com a metodologia aplicada pelo Fundo Monetário Internacional, segundo a fonte.

Em caso de crise de solvência de um país, e apenas nesse caso, o país em causa negociará com os credores privados a reestruturação da sua dívida caso a caso, segundo outra fonte europeia.

A proposta da Comissão Europeia hoje aprovada «baseia-se largamente» no fundo existente mas não vai incluir automaticamente os fundos privados, como defendia a Alemanha.
Continue a ler esta notícia

Relacionados