Financial Times pede aprovação do OE2011 em Portugal - TVI

Financial Times pede aprovação do OE2011 em Portugal

José Sócrates

Jornal diz que «maioria das medidas faz sentido». País não se pode dar ao luxo de ter Orçamento chumbado

Relacionados
O diário «Financial Times» defende a aprovação do Orçamento do Estado para o próximo ano. «Um começo para resolver os problemas do país».

No seu editorial desta sexta-feira, o jornal vai mais à frente e diz que a maioria das medidas «faz sentido» já que apontam para um corte da despesa, sendo certo que Portugal não se pode dar ao luxo de ter um Orçamento reprovado numa altura tão crítica, sobretudo porque podia perder autonomia, o que implicaria ajuda do exterior.

O «FT» chama ainda à atenção para outra realidade: «O Governo demitir-se-á se o documento não passar». Visto que não podem ser convocadas eleições devido às presidenciais - essa acaba, inevitavelmente, por ser outra das razões para «fazer passar o Orçamento».

Na mesma nota, o diário britânico acrescenta que «mesmo que o OE2011 passe, isso não resolverá os problemas de endividamento de Portugal» sendo, por isso, essencial «adiar os grandes projectos em infra-estruturas», bem como, arrancar com reformas estruturais que ajudem a flexibilizar o mercado de trabalho.

Apesar de admitir que a crise que assola o nosso país «não teve a mesma escala que na Grécia ou em Espanha», o jornal alerta para o facto de o défice em Portugal ter aumentado nos primeiros nove meses do ano, «apesar das promessas» do Executivo de Sócrates.
Continue a ler esta notícia

Relacionados