«Subir IVA é mais justo que cortar pensões? Duvido» - TVI

«Subir IVA é mais justo que cortar pensões? Duvido»

Perez Metelo apela à negociação entre os partidos para um «programa de ajustamento das contas públicas para os próximos anos»

Relacionados
A medida «está em aberto e vamos ver se vai acontecer». Mas, se Passos Coelho aumentar as taxas do IVA, como admitiu o líder do PSD esta quinta-feira, Perez Metelo assume «muitas duvidas se a subida do IVA é uma medida socialmente mais justa do que um corte selectivo, de cima para baixo, com percentagens decrescentes e um tecto mínimo de 1.500 euros» das pensões.

O comentador do Jornal Nacional da TVI criticou não só o chumbo do Programa de Estabilidade e Crescimento para 2011-2014 mas também a falta de diálogo entre os partidos.



«Não estou a dizer que este PEC é perfeito. Estou a dizer que uma qualquer solução deveria ser negociada para Portugal apresentar o seu plano em Abril, como estava definido por Bruxelas. E isso não vai acontecer», disse o jornalista esta noite.

O não redondo ao PEC 4 criou-se «mais instabilidade, mais incerteza e não sabemos, em boa verdade, qual será o efeito das eleições, se sairá uma maioria que possa sustentar um programa de ajustamento das contas públicas nos próximos anos».

«Há um grande ponto de interrogação sobre isso, ninguém pode dar uma resposta cabal a estas interrogações em véspera das duas maiores operações de colocação de dívida de 2011: a 12 de Abril de 4,5 mil milhões e a 15 de Junho de 5 mil milhões de euros. E os mercados sabem disso».
Continue a ler esta notícia

Relacionados