Contas Nacionais: Portugal continua a crescer pouco - TVI

Contas Nacionais: Portugal continua a crescer pouco

Moedas

Portugal continua a crescer pouco quando comparado com parceiros do euro, apesar de 2006 ter sido melhor que os quatro anos precedentes, alertou esta sexta-feira o docente da Faculdade de Economia do Porto, João Loureiro.

Relacionados
Num comentário aos dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que demonstram um crescimento da economia portuguesa de 1,3 por cento, a um ritmo superior ao esperado pelos analistas, João Loureiro referiu que apesar de o crescimento ser «um bom sinal» para a economia portuguesa, o país continua a divergir dos restantes países da Zona Euro, avança a «Lusa».

«A área do euro deverá ter crescido em 2006 cerca de 2,4 por cento. Ora este é um aspecto que nos deve preocupar dado que o nosso PIB per capita continua a divergir da média da União Europeia (UE)», referiu o especialista em questões macroeconómicas.

Tomando como referência os 15 países que, até 2004, constituíam a UE, acrescentou, Portugal fica agora com um PIB per capita de cerca de 65 por cento do PIB per capita desse conjunto de países, quando em 2000 aquele indicador se cifrava em cerca de 73 por cento.

Assim, concluiu, «o valor que passámos agora a ter é semelhante ao que tínhamos no final dos anos 80, o que significa um grande retrocesso do nosso país».

Para João Loureiro, «não é surpreendente» que a procura interna quase não tenha contribuído para o crescimento do PIB, dado que quer o Governo, quer as famílias estão com «fortes» restrições financeiras ao consumo.

Seria sim «desejável», contrapôs, que o investimento tivesse contribuído para o crescimento económico, pois «era sinal que as empresas estavam a acreditar no país».
Continue a ler esta notícia

Relacionados