SCUT: PSD diz que propostas do PS não chegam - TVI

SCUT: PSD diz que propostas do PS não chegam

Scut

Sociais-democratas dizem que proposta não responde a todas as condições enunciadas para acordo

Relacionados
O deputado do PSD, Jorge Costa, disse esta quarta-feira que as propostas apresentadas pelo PS não respondem a todas as condições enunciadas pelos sociais-democratas para um entendimento com o Governo sobre a cobrança de portagens nas SCUT.

«O PSD recebeu agora as propostas [do PS] relativamente ao chip [de matrícula], que é uma das questões» enunciadas pelo partido numa carta enviada ao ministro dos Assuntos Parlamentares, disse o deputado Jorge Costa aos jornalistas, no final da reunião da comissão parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

O deputado do PSD referia-se à carta enviada na terça-feira pelo líder parlamentar do partido, Miguel Macedo, ao ministro dos Assuntos Parlamentares, na qual enunciava nove condições para um entendimento com o Governo sobre a cobrança de portagens nas SCUT (auto-estradas sem custos para o utilizador), escreve a Lusa.

«Estamos a aguardar que nos sejam apresentadas as restantes respostas», disse o deputado Jorge Costa, afirmando que o partido vai analisar as propostas apresentadas hoje na comissão de Obras Públicas pelo PS.

«Duas questões transversais»

As propostas do PS assentam em duas «questões transversais»: a não obrigatoriedade do «chip» para todos os veículos e a utilização do dispositivo apenas para a cobrança de portagens, de acordo com a deputada do PS Ana Paula Vitorino.

«Temos de analisar, em concreto como é que o texto [das propostas do PS] está escrito», disse o deputado do PSD, salientando que os sociais-democratas defenderam «sempre» o fim da obrigatoriedade do «chip».

Jorge Costa recordou ainda que o ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, afirmou na terça-feira que as propostas do PS seriam apresentadas hoje, durante a reunião da comissão parlamentar.

«Foi o ministro Jorge Lacão que disse, não fomos nós que anunciámos», disse Jorge Costa.

O que foi apresentado hoje «é uma parte da questão. Estamos a aguardar que nos sejam apresentadas as restantes propostas», concluiu o deputado.

O Governo adiou por 30 dias, para 1 de Agosto, o início do pagamento de portagens nas três SCUT do Norte e Centro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados