Alemanha: dívida pública deverá aumentar menos 30 mil milhões - TVI

Alemanha: dívida pública deverá aumentar menos 30 mil milhões

Angela Merkel na cimeira que juntou os líderes europeus

Aumento da dívida pública alemã deverá atingir os 50 mil milhões de euros este ano, menos do que o previsto, graças á retoma da economia

Relacionados
O aumento da dívida pública alemã atingirá 50 mil milhões de euros em 2010, menos 30 mil milhões do euros do que estava previsto, graças à retoma da economia, anunciou o ministério das finanças, esta segunda-feira.

Em finais de Novembro, o aumento da dívida pública para este ano ainda estava nos 60,5 mil milhões de euros, «mas a experiência mostra que Dezembro costuma traduzir-se numa melhoria do saldo financeiro», afirma-se no relatório mensal publicado hoje, nota a Lusa.

Mesmo assim, um aumento da dívida pública de 50 mil milhões de euros será o maior da história da Alemanha Federal, desde 1949, e para 2011 a previsão é de um novo endividamento de 48,4 mil milhões de euros.

No total, a dívida pública alemã acumulada tinha atingido 1,8 biliões de euros em Setembro, quase mais seis por cento do que em finais de 2009, segundo o Instituto Federal de Estatística.

O abrandamento do serviço da dívida no ano em curso em cerca de 30 mil milhões de euros, face às anteriores previsões, ficou a dever-se à forte retoma e ao aumento das receitas fiscais, que em Novembro aumentaram 2,5 por cento, a nível central e regional.

Entre Janeiro e Novembro, a colecta de impostos aumentou 0,2 por cento, em relação ao período homólogo de 2009.
Continue a ler esta notícia

Relacionados