BCE afasta possibilidade de haver nova recessão na Europa - TVI

BCE afasta possibilidade de haver nova recessão na Europa

Juros

Governador do BCE, Quaden, diz que os bancos não podem depender «eternamente» do financiamento da autoridade monetária

Relacionados
O membro do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE), Axel Weber, afasta a possibilidade de haver uma nova recessão ou espiral deflacionaria na Europa.

Segundo Weber, citado pela agência Bloomberg, «a economia real está a evoluir melhor do que o esperado no início do ano».

«Por isso, não espero uma dupla recessão nem uma deflação», acrescentou, num discurso que proferiu em Frankfurt, na Alemanha.

Apesar da recuperação, o responsável diz que ainda é cedo para dizer se a actual crise já chegou ao fim e que ainda permanecem incertezas nos mercados financeiros.

Bancos não podem depender eternamente do financiamento do BCE

Já o governador do BCE, Guy Quaden, diz que as políticas monetárias «não podem garantir sozinhas a estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, assegurar o crescimento económico».

«De facto, é uma questão de responsabilidade colectiva das autoridades monetárias e orçamentais, das instituições financeiras e dos parceiros sociais», diz o responsável numa entrevista publicada hoje no jornal L'Echo.

Na mesma linha de Weber, Quaden diz que, quer um cenário de deflação, quer um cenário de inflação elevada são pouco prováveis. «Os bancos centrais farão tudo o que for possível para evitar a deflação. E também não vão admitir uma inflação elevada».
Continue a ler esta notícia

Relacionados