Desemprego: Secretário de Estado rejeita «sazonalidade» - TVI

Desemprego: Secretário de Estado rejeita «sazonalidade»

IEFP

«A sazonalidade existe sempre, mas esta é a maior descida em 37 meses», diz Valter Lemos

Relacionados
O secretário de Estado do Emprego, Valter Lemos, rejeitou esta quarta-feira que a descida de 1,8 por cento do número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Maio se deva apenas a empregos sazonais.

Desemprego: número de inscritos nos centros cai 1,8%

Governo diz que desemprego está a «estabilizar»

«A sazonalidade existe sempre, mas esta é a maior descida em 37 meses. E nesse espaço de tempo houve três períodos sazonais», disse o secretário de Estado, numa conferência de imprensa em Lisboa, cita a Lusa.

«A descida deve-se sobretudo às empresas que criaram emprego. A melhoria da situação económica permitiu às empresas contratarem mais pessoas», acrescentou.

Para o responsável, esta é uma «boa notícia» que revela «uma tendência que está a acontecer» de diminuição do desemprego.

Valter Lemos admitiu, no entanto, que a sazonalidade explica alguma da diminuição do número de inscritos nos centros.

«As razões da sazonalidade são boas, não quero dar a ideia que temos menos dez mil desempregados só devido à acção do Governo», referiu.

Recorde-se que, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) anunciou esta manhã que o número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Portugal desceu 1,8 por cento em Maio face ao mês anterior, para 560.751, e aumentou 14,6 por cento face a Maio do ano passado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados