Expectativa sobre evolução económica regista melhoria - TVI

Expectativa sobre evolução económica regista melhoria

Bolsa

Após seis meses sempre em queda, o índice que mede essa expectativa ultrapassou o valor que se tinha registado em Março

Relacionados
A expectativa dos portugueses sobre a evolução da economia registou uma ligeira recuperação durante o mês de Abril. O barómetro da Marktest para a TSF e Diário Económico mostra que, após seis meses sempre em queda, o índice que mede essa expectativa ultrapassou o valor que se tinha registado em Março.

Em Abril o índice chegou aos 33,5 por cento, ou seja, 4 pontos percentuais a mais que em Março, mas ainda assim não atinge os 35,8 por cento de Fevereiro. Foi uma recuperação ligeira depois de meio ano sempre a cair, informa a «TSF».

Quando questionados sobre as expectativas da situação económica pessoal para os próximos 12 meses há uma evolução positiva em relação a Março.

Os pessimistas, que eram metade do universo, são agora 43 por cento dos 800 inquiridos. Os optimistas cresceram 5 pontos percentuais. São agora 17 por cento.

A proporção dos que pensam que tudo vai ficar na mesma manteve-se quase inalterada.

Diferentes idades, diferentes visões

Os inquiridos com mais de 55 anos batem o recorde do pessimismo com metade a prever uma degradação da situação económica pessoal nos próximos 12 meses.

Na distribuição por classes sociais, é entre a classe média que se encontra a maior proporção de pessimistas (46 por cento).

O Grande Porto é a região com mais optimistas. São 22 por cento. O sul é onde o pessimismo reina com 49 por cento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados