Governo quer até 250 mil desempregados nas Novas Oportunidades - TVI

Governo quer até 250 mil desempregados nas Novas Oportunidades

Valter Lemos

O objectivo é colocar todos os desempregados que não tenham o ensino secundário em processos de formação e qualificação

Relacionados
O Governo quer colocar nos centros de novas oportunidades entre 200 a 250 mil desempregados que não têm o ensino secundário, para que iniciem processos de formação e qualificação, de acordo com um despacho publicado esta quinta-feira.

«O objectivo é colocar todos os desempregados que não tenham o ensino secundário - não tenham o 12º ano - em processos de formação e qualificação e que calculamos que sejam neste momento entre 200 e 250 mil. Haverá 300 mil desempregados com menos que o 12º ano mas alguns já estão em processo de formação e qualificação», disse à agência Lusa o secretário de Estado do Emprego, Valter Lemos.

Hoje foi publicado em Diário da República um despacho que abre esse processo e no qual se lê que «os cidadãos desempregados inscritos nos centros de emprego do IEFP, que sejam detentores de habilitações inferiores ao 12.º ano de escolaridade completo e não estejam a frequentar uma modalidade de qualificação no âmbito do Sistema Nacional de

Qualificações, e cujo perfil de empregabilidade se afigure pouco adequado às ofertas de emprego disponíveis, devem ser encaminhados para a rede nacional de centros novas oportunidades».

Valter Lemos explicou que o Governo quer «encaminhar desde já todos esses desempregados para os centros de novas oportunidades, onde serão reencaminhados para processos de validação e reconhecimento de competências quer profissionais quer escolares, para cursos de dupla qualificação ou para formações modelares dentro das suas áreas».

O secretário de Estado, que considerou a rede de centros de novas oportunidades apta para receber estes 250 mil novos desempregados, disse ainda que vai iniciar um conjunto de reuniões com os centros para agilizar a aplicação do despacho.
Continue a ler esta notícia

Relacionados