SCUT: contestação galega domina 1ª semana de portagens - TVI

SCUT: contestação galega domina 1ª semana de portagens

Scut

Viajar da Galiza ao Porto implica pagar 77 euros por um percurso de 76 quilómetros

Relacionados
A contestação dos condutores espanhóis, sobretudo galegos, ao «complicado» e «caro» sistema de pagamento dominou a primeira semana de cobrança de portagens nas antigas SCUT, informa a Lusa.

«A portagem mais cara e caótica do Mundo», titulou Domingo o diário espanhol «El Mundo», depois de concluir que viajar da Galiza para o Porto implica pagar 77 euros por um percurso de 76 quilómetros.

É que os proprietários de veículos de matrícula estrangeira estão impedidos de optar pelo pós-pagamento de portagens, pelo que têm de comprar ou alugar um dispositivo electrónico que custa 27 euros e obriga a um carregamento mínimo de 50 euros (100 euros para veículos pesados).

Contudo, os dispositivos temporários para matrículas estrangeiras só começaram a ser comercializados no primeiro dia de cobrança de portagens e apenas em duas áreas de serviço, tendo-se registado várias rupturas de stock, que obrigaram muitos espanhóis a passar nos pórticos sem dispositivo.

A contestação dos hermanos espanhóis levou mesmo o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Carlos Lage, a pedir quinta feira ao Governo que simplifique o pagamento de portagens nas SCUT aos galegos, em nome das boas relações com a Galiza.
Continue a ler esta notícia

Relacionados