RTP reestruturada em 2012, privatizada «em tempo oportuno» - TVI

RTP reestruturada em 2012, privatizada «em tempo oportuno»

Passos Coelho

Privatização será de «um dos canais públicos a ser concretizada oportunamente e em modelo a definir»

A privatização do grupo RTP e da Lusa vai mesmo avançar, segundo o programa do Governo, entregue esta terça-feira no Parlamento. No entanto, Passos Coelho não tem data marcada para ambas as privatizações. Acontecerão «em momento oportuno».

«O Estado deve repensar o seu posicionamento no sector da Comunicação Social, enquanto operador, tanto ao nível do Grupo RTP como da Lusa», lê-se no documento.



«O Grupo RTP deverá ser reestruturado de maneira a obter-se a uma forte contenção de custos operacionais já em 2012 criando, assim, condições tanto para a redução significativa do esforço financeiro dos contribuintes quanto para o processo de privatização», continua o programa.

A privatização será de «um dos canais públicos a ser concretizada oportunamente e em modelo a definir face às condições de mercado».

«O outro canal,assim como o acervo de memória, a RTP Internacional e a RTP África serão essencialmente orientados para assegurar o serviço público».

Pedro Passos Coelho já tinha afirmado, por várias vezes, a sua intenção de privatizar o canal público de televisão. Depois de eleito primeiro-ministro, anunciou a medida em entrevista ao «Financial Times».

Já as rádios Antena 1, 2 e 3 vão ser sujeitas ao mesmo modelo do grupo RTP: uma delas será privatizada.

Quanto à Lusa, «o Estado alienará a sua participação no capital a operadores privados em momento oportuno».
Continue a ler esta notícia