Ajuda: Alemanha «dá» mais de 5 mil milhões à Grécia - TVI

Ajuda: Alemanha «dá» mais de 5 mil milhões à Grécia

Dinheiro

Valor é avançado por jornal alemão

Relacionados
A Alemanha vai contribuir com 5,05 mil milhões de euros para o pagamento da quinta tranche do pacote de ajuda financeira à Grécia, de 12 mil milhões de euros, pela Zona Euro e Fundo Monetário Internacional.

O jornal alemão «Bild» escreve esta terça-feira, sem citar fontes, que «em meados de Julho a Grécia deverá receber 12 mil milhões de euros de empréstimos, dos quais 5,05 mil milhões serão créditos da Alemanha». Mais: será o banco público KfW a efectuar o pagamento a pedido do Governo.

Os alemães vão assumir, desta forma, mais de metade das ajudas acordadas pelos países da Zona Euro, num total de 8,7 mil milhões de euros. O FMI desbloqueará 3,3 mil milhões de empréstimos.

Esta situação é atribuída, segundo o jornal «Bild», que é citado pela Lusa, ao facto de a participação da Alemanha se situar até agora abaixo dos 28%, devendo agora compensar o seu apoio. Note-se que ainda ontem um professor alemão de Economia manifestou-se a favor da saída da Alemanha do euro, uma vez que a crise em países como a Grécia, Portugal e a Irlanda só prejudica as balanças comerciais estruturalmente positivas como é o caso da balança germânica.

Ao mesmo tempo, o tribunal alemão está a analisar três queixas contra as ajudas financeiras à Grécia e contra as garantias dadas por Berlim ao fundo de resgate europeu, que já serviu para apoiar a Irlanda e Portugal.

Os ministros das Finanças da Zona Euro autorizaram no sábado o desbloqueio da quinta tranche do pacote de ajuda financeira à Grécia e nas próximas semanas vai ser definido um novo plano de resgate para o país.

A parcela faz parte dos 110 milhões de euros de crédito, em três anos, prometidos em Maio de 2010 à Grécia como parte do plano de resgate da UE e do FMI.

O desbloqueio foi possível depois do Parlamento grego ter aprovado um novo plano de austeridade exigido pela UE e FMI.

A quantia será entregue até 15 de Julho, após a aprovação do FMI, na sexta-feira. Isto vai permitir a entrega de parte da parcela, 3,3 milhões de euros, ainda nos próximos dias.
Continue a ler esta notícia

Relacionados