Banco de Portugal: trabalhadores vão ter aumento de 1% - TVI

Banco de Portugal: trabalhadores vão ter aumento de 1%

Carlos Costa

Governo aceita proposta, justificada com acordo da empresa. Actualização abrange 1.700 trabalhadores

Relacionados
Os trabalhadores do Banco de Portugal (BdP) vão ter um aumento salarial de um por cento este ano. Isto apesar do Ministério das Finanças ter recomendado o congelamento dos salários aos reguladores, escreve esta sexta-feira o «Diário Económico».

Este aumento foi proposto pelo Banco de Portugal e aceite pelo Ministério das Finanças. O processo de negociação já está fechado. Este aumento iguala ao praticado na generalidade do sector bancário, como explicou o vice-secretário-geral da Federação do Sector Financeiro, Delmiro Carreira, àquele jornal.

A justificar esta subida de 1% está o acordo da empresa, celebrado com a Fesbase, que prevê que os colaboradores do BdP sejam aumentados ao mesmo nível dos outros trabalhadores da banca, acrescentou Delmiro Carreira.

O BdP explicou ao «Económico» que esta actualização «decorre das obrigações contratuais», condições que esta instituição «respeita».

O Ministério das Finanças, por sua vez, considerou a proposta «adequada», justificando-se também com acordo da empresa, através do qual a actualização salarial deve ter como «referência a regulamentação colectiva do trabalho no sector bancário».

O gabinete de Teixeira dos Santos sublinhou ainda ao «Económico» a «importância do contributo financeiro do Banco de Portugal, através dos resultados e da distribuição de dividendos».

Esta actualização nos ordenados abrange cerca de 1.700 trabalhadores que vão ter aumentos com efeitos em Janeiro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados