Metro vai andar mais devagar. Carris fica sem 6 carreiras - TVI

Metro vai andar mais devagar. Carris fica sem 6 carreiras

Governo não mexe nas ligações fluviais da Transtejo e cria um passe cidade

Actualizada às 12h50 com mais informação

O Governo vai cortar menos Carreiras da Carris do que aquelas que foram propostas pelo grupo de trabalho dedicado a esta matéria e, na Transtejo, não será suprimida qualquer ligação fluvial. Já o Metro de Lisboa vai andar mais devagar.



Depois de negociar com a Junta Metropolitana de Lisboa, o secretário de Estado dos Transportes acabou por deixar cair algumas das propostas do grupo de trabalho, que pretendia, por exemplo, fazer desaparecer 23 carreiras da Carris, uma medida que abrangia até autocarros suburbanos. Mas as seis que vão ser cortadas servem apenas o concelho de Lisboa, segundo a proposta final, que é citada no «Público» e «Jornal de Negócios» desta sexta-feira.

O Metro vai desacelerar fora das horas de ponta. A velocidade será reduzida de 60 para 45 km/h. Mas ainda há mais: serão menos as carruagens que circularão à noite e aos fins-de-semana em três linhas: azul, amarela e verde, sendo que nesta última a redução é permanente.

O eléctrico 18, que faz o percurso entre o Cemitério da Ajuda e a Rua da Alfândega, mantém-se, mas vê a ligação passa a ser feita só até ao Largo do Calvário.

Passamos aos comboios: as linhas de Sintra e da Azambuja vão sofrer ajustes, tanto em termos de horários, como de oferta de transporte, mas para que haja mais carruagens a circular nas horas de monta e menos fora desse período.

Já que falamos de ajustes, os preços também não vão escapar a reformulações. Está previsto, como se sabe, que as tarifas aumentem já a partir do dia 1 de Fevereiro. O aumento será na ordem dos 3,7% e falta ainda saber se os passes destinados aos estudantes e aos reformados caem ou não.

Ainda neste campo, e apesar de o grupo de trabalho não o ter proposto, o Governo vai criar um passe cidade. A ideia é que os utentes possam circular no Metro, Carris e CP com duas zonas - cidade e área suburbana.

E, segundo a mesma proposta, o Governo quer criar títulos para que os passageiros dos Transportes Colectivos do Barreiro e da Transtejo/Soflusa usem o futuro «Passe Lx».

Para justificar a inclusão da CP Lisboa no novo título, o secretário de Estado aponta «um especial benefício para a zona ocidental, a zona de Benfica, a ligação da zona oriental ao centro e a utilização da linha de cintura», cita a Lusa.

Segundo o documento, «de imediato serão criados títulos combinados que adicionem ao Passe Lx os Transportes Colectivos do Barreiro (TCB) e a Transtejo/Soflusa».

Nota ainda para o facto de a Câmara Municipal de Lisboa ter aceitado criar 22 novos corredores rodoviários para utilização exclusiva de transportes públicos (faixas BUS), que vão permitir, segundo o secretário de Estado, «aumentar o nível de serviço e contribuir para a redução de custos da Carris».

Em pormenor, a autarquia aceitou a existência de faixas BUS na Rua 1.º de Maio, na Rua Venezuela (Estação de Benfica), Avenida do Brasil, Rua de Belém, Rua Joaquim António Augusto de Aguiar, Largo do Martim Moniz, Rua dos Fanqueiros, Avenida Duque de Loulé, Rua Fradesso da Silveira, Rua Morais Soares e Avenida D. João II.

Serão também criados corredores rodoviários na Alameda das Comunidades Portuguesas, Avenida Almirante Reis/Rua da Palma, Rua da Junqueira, Avenida Professor Gama Pinto, Avenida Pedro Álvares Cabral, Avenida engenheiro Duarte Pacheco/Amoreiras, Alameda da Universidade, Avenida Infante Santo, Avenida de Berna, Avenida Columbano Bordalo Pinheiro e Avenida de Roma.
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