«Crise europeia é oportunidade para continuar reformas» - TVI

«Crise europeia é oportunidade para continuar reformas»

Bruxelas- Foto Lusa/EPA

Presidente do Parlamento Europeu promete que Portugal não estará sozinho

Relacionados
O presidente do Parlamento Europeu (PE), Jersy Buzek, considerou este sábado em Lisboa que a actual crise económica na Europa «é um desafio, mas também uma oportunidade para continuar as reformas» nos países membros, avança a Lusa.

Buzek foi um dos oradores da cerimónia oficial que decorreu ao fim da manhã de hoje, no Mosteiro dos Jerónimos, para assinalar os 25 anos da adesão de Portugal e de Espanha à União Europeia.

Além do responsável, estiveram presentes altos dirigentes do país, como o primeiro-ministro, José Sócrates, o Presidente da República, Cavaco Silva, e também o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, o chefe do governo espanhol, José Luís Zapatero, entre dezenas de convidados dos dois países.

Na sua intervenção, o presidente do PE considerou as reformas em curso essenciais para os próximos vinte anos da Europa: «Em tempos de crise, temos que coordenar as nossas políticas económicas e financeiras», apelou.

No entanto, ressalvou que a União Europeia «não é apenas um mercado único e uma moeda única, é também uma comunidade de estados solidários».

«Vocês não estão sozinhos. Nós estaremos sempre ao vosso lado em todos os momentos, no decurso dessas reformas», afiançou, dirigindo-se à assistência, onde se sentavam, na primeira fila de honra, os altos dirigentes portugueses e espanhóis.

Após as comemorações em Lisboa, o primeiro-ministro, José Sócrates, e outros responsáveis dos dois países partem para Madrid, participando este sábado, ao fim da tarde, numa cerimónia idêntica à de Lisboa em que estarão também presentes o Rei de Espanha e o príncipe das Astúrias.
Continue a ler esta notícia

Relacionados