Merkel defende mudanças nos tratados para garantir euro - TVI

Merkel defende mudanças nos tratados para garantir euro

Angela Merkel

Objectivo é sancionar quem violar regras de estabilidade orçamental

Relacionados
A chanceler alemã, Angela Merkel, voltou a defender esta quinta-feira alterações aos tratados europeus como forma de garantir o futuro do euro.

«Acho que precisamos de alterações nos tratados», disse a chefe do governo alemão após uma reunião, em Berlim, com o presidente do Conselho Europeu, Hermann van Rompuy.

Na opinião da chanceler, citada pela Lusa, as referidas alterações são necessárias para sancionar países que não respeitem o Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC), que limita o défice das contas públicas a 3% e o endividamento a 60% do PIB.

Além disso, a revisão dos tratados «poderia significar mais confiança para os mercados financeiros», alegou Merkel, acrescentando que, no entanto, «muitos critérios de estabilidade» podem ser implementados sem ser preciso alterar a letra dos tratados.

«Se tivéssemos aplicado tudo o que está no PEC, não teria havido crise», disse a dirigente democrata cristã.

Rompuy admitiu também que possa haver alterações nos tratados, «mas a prioridade é discutirmos a situação no âmbito dos tratados actuais, e só depois, se necessário, alterá-los, até porque não deve haver tabus».

Rompuy opôs-se ainda à criação de novas instituições europeias para supervisionar a estratégia económica da Zona Euro, uma proposta do presidente francês Nicolas Sarkozy.

Merkel também contrariou a ideia de criação de novos órgãos europeus, afirmando que, na cimeira de Fevereiro, se decidiu que o principal órgão para debater matérias económicas é o próprio Conselho Europeu, que reúne os chefe de Estado e de Governo dos 27 países membros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados