Europa empresta 30 mil milhões à Grécia, Portugal entra com 770 - TVI

Europa empresta 30 mil milhões à Grécia, Portugal entra com 770

Grécia

Preço dos empréstimos bilaterais europeus será fixado segundo as fórmulas utilizadas pelo FMI e rondará os 5% no primeiro ano

Relacionados
Os governos da Zona Euro chegaram finalmente a acordo sobre as condições para a concessão de um primeiro empréstimo à Grécia. A ajuda apenas será prestada, no entanto, se Atenas o solicitar, anunciou o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker.

Veja aqui a reacção da bolsa

Veja aqui o comentário em directo para a TVI e TVI24

Quer isto dizer que a ajuda só será activada a pedido do Governo grego.

Moody`s: fraqueza da dívida desafia qualidade do crédito

O valor do primeiro empréstimo será de 30 mil milhões de euros e o preço (taxa de juro) dos empréstimos bilaterais europeus será fixado segundo as fórmulas utilizadas pelo Fundo Monetário Internacional, rondando os 5% no primeiro ano, explicou o comissário europeu para os Assuntos Económicos e Monetários, Olli Rehn.

A outra parte da ajuda será suportada pelo FMI, mas os detalhes dessa parte não foram revelados.

Risco da dívida lusa recupera com plano de ajuda à Grécia

Portugal vai participar no esforço europeu com 774 milhões de euros, ou seja, cada português dá 73 euros. O valor representa 2,58% do total e é correspondente à participação portuguesa no capital do Banco Central Europeu (BCE).

Veja aqui a reacção da bolsa

O ministro grego das Finanças congratulou-se já pelo acordo «muito importante», mas lembrou que a Grécia não pediu para o mecanismo ser activado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados