Mosquitos ameaçam espécies únicas no Mundo - TVI

Mosquitos ameaçam espécies únicas no Mundo

Mosquito

Insectos chegam ao Arquipélago de Galápagos «à boleia» de aviões e navios

Os mosquitos introduzidos pelos turistas no Arquipélago de Galápagos, Ecuador, estão a ameaçar espécies únicas, tais como a tartaruga gigante e a iguana marinha, noticia o «The Guardian». Outras espécies endémicas podem também ser afectadas.

O mosquito comum do Hemisfério Sul, o Culex Quinquefasciatus, é capaz de transmitir Malária e Febre do Nilo Ocidental e viaja «à boleia» dos aviões e dos navios que diariamente chegam ao arquipélago.

Os investigadores da Universidade de Leeds e da Sociedade Zoológica de Londres (ZSL), do Parque Nacional de Galápagos e da Fundação Charles Darwin temem que a interacção destes mosquitos com as espécies existentes no território causem surtos de doenças.

Para prevenir o alastrar destes mosquitos, o cientista Simon Goodman, da Universidade de Leeds, entende que os navios de carga e de turistas, bem como os aviões que chegam ao arquipélago, devem ser tratados com insecticidas. Simon Goodman propõe ainda que os navios adoptem luzes menos atractivas para os mosquitos.

A introdução da mesma espécie de mosquitos no Havai, no Séc. XIX, provocou um desastre ecológico ao devastar espécies de aves endémicas.
Continue a ler esta notícia