Escolas primárias apostam na «net» - TVI

Escolas primárias apostam na «net»

  • Marta Ferreira
  • 6 jul 2006, 19:26
Criança [arquivo]

Quase 7500 já têm páginas na Web, feitas por alunos e professores

Cerca de 7490 escolas do ensino básico já criaram as suas páginas na Internet, no âmbito do Programa Internet@EB1, lançado em Fevereiro de 2002. Também dentro desta iniciativa, já foram realizadas mais de 100.200 acções de formação na área das novas tecnologias e atribuídos 58.828 diplomas de Competências Básicas em Tecnologias de Informação.

O Programa Internet@EB1 resulta de uma parceria entre o ex-Ministério da Ciência e da Tecnologia, a Fundação para a Computação Científca Nacional (FCCN), as Escolas Superiores de Educação e algumas Universidades.

A iniciativa tem o objectivo de acompanhar e prestar apoio pedagógico à utilização da Internet nas escolas públicas do 1º ciclo do ensino básico EB1.

Esse acompanhamento pedagógico é assegurado, em cada distrito, pela Escola Superior de Educação ou Universidade da zona, através de sessões de trabalho com alunos e professores, dando-lhe as bases necessárias para produzir páginas Web.

Com o acompanhamento pretende também assegurar a aquisição de competências básicas em TIC a professores e alunos, sobretudo os do 4º ano de escolaridade.

As Escolas Superiores de Educação e Universidades envolvidas no programa realizam, durante o ano lectivo, 4 sessões de trabalho, em dias não consecutivos, em cada escola EB1 do respectivo distrito.

Ao longo dois dois anos decorrentes do programa, as sessões conduziram à constituição de comunidades de prática nas escolas em parcerias com outras entidades (outras escolas, portuguesas ou de países de língua portuguesa, autarquias, outras entidades).

A FCCN (Fundação para a Computação Científica Nacional) coordena a execução do programa, e oferece às instituições nele envolvidas serviços tecnológicos que permitem, por exemplo, o alojamento de materiais de apoio educativo e a obtenção dos indicadores de utilização pelos estabelecimentos dos recursos instalados, bem como disponibiliza um serviço de apoio técnico quer na conectividade Internet, quer no conjunto de serviços Internet disponibilizados às escolas.

O programa é financiado pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento com verbas do Fundo Social Europeu e do Orçamento do Estado e já completou dois anos lectivos.

Os resultados da avaliação do decorrer da iniciativa até agora ditou a continuação do programa nas escolas que já o adoptaram por mais um ano lectivo, no sentido de consolidar o trabalho efectuado ao nível pedagógico, ao nível da capacidade de cada escola produzir páginas na Web, com a participação activa dos alunos, e ao nível da certificação das Competências Básicas em TIC, nomeadamente dos alunos do 4º ano de escolaridade.

A continuação do projecto conta com o apoio do Ministério da Educação.
Continue a ler esta notícia