Volume de negócios nos serviços positivo em Agosto - TVI

Volume de negócios nos serviços positivo em Agosto

Centro Comercial

O volume de negócios nos serviços registou uma taxa de variação homóloga de 3,2%, em Agosto deste ano.

Relacionados
O emprego caiu 0,5%, as remunerações efectivamente pagas desceram 2,2% e as horas trabalhadas registaram uma queda de 0,8%, no oitavo mês do ano.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o volume de negócios nos serviços registou uma desaceleração de 2,9 pontos percentuais (p.p).

A evolução foi determinada pelos comportamentos menos favoráveis de todas as secções, com excepção da de Alojamento e restauração, que apresentou uma aceleração 1 p.p., associada a uma taxa de variação homóloga de 4,7%.



Destaque-se a secção de comércio por grosso; reparação de veículos automóveis, motociclos e de bens de uso pessoal, pelo seu contributo (2,6 p.p.) para a variação do índice agregado.

O INE explica no entanto que esta secção apresentou em abrandamento, tendo registado uma taxa de variação homóloga de 4 %, menos intensa em 2,6 p.p. do que a registada em Julho. Note-se ainda o caso da secção de Actividades imobiliárias, alugueres e serviços prestados às empresas, cuja taxa de variação homóloga se reduziu em 9,9 p.p., passando a situar-se em menos 5,1%.

A variação média nos últimos 12 meses foi de 0,3%,

melhorando 0,1 p.p. face a Julho.

Emprego mantêm tendência negativa em Agosto

Em Agosto, quando comparado com o período homólogo do ano anterior, o emprego nos serviços registou uma quebra de menos 0,5%, idêntica à registada no mês anterior.

Face a Julho, o emprego nos serviços apresentou uma taxa de variação de menos 0,2%, reduzindo-se em 0,6 p.p face à variação do mês anterior.

A variação média nos últimos 12 meses situou-se em menos 0,9%, estabilizando face a Julho.

Remunerações nos serviços diminuem 2,2%

As remunerações nos serviços diminuíram 2,2% em Agosto face ao mesmo mês do ano anterior, o que significa um desagravamento de 1,8 p.p. relativamente à variação homóloga do mês anterior.

A variação mensal do índice geral das remunerações foi de menos 5,9%, reflectindo a menor proporção de pagamentos de subsídios de férias neste mês, relativamente aos anteriores.

A variação média nos últimos 12 meses foi de menos 1,1%, inferior em 0,2 p.p. à registada no mês anterior.

Em Agosto, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, o volume de trabalho nos serviços diminuiu 0,8%, o que representa um agravamento de 0,3 p.p. face à variação do mês anterior.
Continue a ler esta notícia

Relacionados