Iberdrola Portugal garante regresso à venda a consumidores finais - TVI

Iberdrola Portugal garante regresso à venda a consumidores finais

iberdrola

E quer entrar pela primeira vez na comercialização de gás

Relacionados
O presidente da Iberdrola Portugal, Joaquim Pina Moura, garantiu esta segunda-feira que vai voltar a comercializar electricidade aos consumidores finais, bem como quer começar pela primeira vez a vender gás no mercado liberalizado português.

«Claro que estamos interessados em voltar ao mercado e temos esperança que se trace um caminho de verdadeira competitividade», respondeu aos jornalistas, à saída da comissão parlamentar, «Energia e sustentabilidade, um novo desígnio».

No entanto, de acordo com a mesma fonte, este regresso só se vai efectuar quando houver «condições». «Não estou a definir prazos, mas condições», realçou.

Quota de mercado de 12% no mercado liberalizado

Recorde-se que o responsável tem defendido desde o início da liberalização do mercado, em 2005, que os preços da luz ainda não reflectem os custos da produção e isso é o maior entrave à existência de um verdadeiro mercado liberalizado. Além disso, Pina Moura é a favor do fim das tarifas reguladas.

A Iberdrola atingiu, entre 2004 e 2006, uma quota do mercado liberalizado de electricidade de 12%, mas diz que hoje é «marginal» por causa da falta de condições do mesmo.

No que respeita ao gás, o responsável aguarda que sejam definidas as quantidades que serão vendidas a leilão para se posicionar, uma vez que já tem a autorização de comercialização.
Continue a ler esta notícia

Relacionados