Há alunos do terceiro ciclo que têm menos tempo lectivo de Inglês do que os 100 minutos semanais de aula que são leccionados aos alunos do primeiro ciclo. O tempo padrão definido pelo Ministério para a disciplina no 3º ciclo (7º, 8º e 9º anos) é 135 minutos, mas o PortugalDiário encontrou algumas escolas que leccionam semanalmente apenas 90 minutos.
Em 2001, foi publicado um «decreto-lei que permite que a carga horária das disciplinas de línguas seja negociada pelas escolas», explicou ao PortugalDiário Arminda Bragança, dirigente da FNE e professora de Inglês. «A intenção era que os professores de Inglês fossem os mesmos que leccionam Português e pudessem ajustar a carga horária das disciplinas às necessidades dos alunos».
Mas, se no papel a medida se revelava «positiva», na prática esta interacção disciplinar não se verifica, e há muitas escolas que optam por uma carga horária inferior.
Arminda Bragança considerou que esse tempo semanal de aulas «é pouquíssimo para qualquer disciplina, ainda mais numa língua estrangeira».
Para a professora, a situação é «injusta» porque deixa os alunos em diferentes níveis de conhecimento. «O conteúdo leccionado em 90 minutos não pode ser o mesmo leccionado em 100, mas o programa continua igual» e no final do 9º ano, são todos sujeitos ao mesmo exame, independentemente do tempo de aulas que tiveram.
Segundo a dirigente associativa, a situação de «desigualdade entre os alunos» também se coloca ao nível do 2º ciclo. Com a implementação do Inglês no primeiro ciclo de forma não obrigatória (extra-curricular) e não generalizada a todas as escolas, os alunos chegam ao 2º ciclo com níveis de conhecimento diferentes.
Face a esta situação, por um lado, torna-se necessário alterar o plano curricular da disciplina no 2º ciclo, uma vez que muitos dos alunos já possuem formação de Inglês adquirida no 1º ciclo. Mas também é preciso ter em conta os alunos que não tiveram ainda nenhum contacto com a língua e necessitam da formação de base.
«Se não for alterado o programa, vamos ter alunos frustrados a ouvir matéria que já sabem, mas se for alterado estamos a prejudicar os que não tiveram a disciplina antes, e por isso, não podem passar para um nível de dificuldade mais elevado», explica a professora.
Segundo a dirigente associativa, são situações como estas que explicam o «insucesso escolar», que no caso desta disciplina tem efeitos a longo prazo, já que, tanto a nível universitário, como a nível profissional, «o Inglês revela-se uma língua importantíssima».
Alunos do 3º ciclo com menos tempo de Inglês que os do 1º
- Sara Marques
- 15 nov 2005, 23:54
PDiário: Ministério definiu 135 minutos semanais de aula da disciplina para o 7º, 8º e 9º anos. Mas como podem «negociar» a carga horária, há escolas que leccionam apenas 90. Situação é «injusta» para os alunos, sobretudo quando chega a altura do exame nacional
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