«Ele era o homem da bandeira vermelha, era o homem do punho no ar» - TVI

«Ele era o homem da bandeira vermelha, era o homem do punho no ar»

Manuel Alegre

Manuel Alegre presta homenagem ao «socialista praticante» Tito de Morais

Relacionados
O candidato presidencial e histórico socialista Manuel Alegre definiu esta quarta-feira o fundador do PS Manuel Tito de Morais como um «socialista praticante», que «já era o Partido Socialista» antes do partido existir, escreve a Lusa.

Manuel Alegre falava durante a inauguração da estátua a Manuel Tito de Morais, concebida pelo escultor Francisco Simões, junto à sede do PS, no Largo do Rato, em Lisboa.

«Era um socialista praticante. Em Argel, no exílio, em Roma, aqui», afirmou Manuel Alegre, considerando que a vida de Tito de Morais «se confunde com a história da resistência anti-fascista e com a história da luta pela construção da Democracia em Portugal».

O candidato à Presidência da República recordou que conheceu Tito de Morais em Argel, «ainda não havia Partido Socialista, mas ele já era o Partido Socialista, era o Partido Socialista antes do Partido Socialista o ser».

«Ficou sempre com uma grande consciência crítica e moral do Partido Socialista e era uma espécie de guardião do templo», afirmou, lembrando que «fez grandes sarilhos quando se quis mudar o emblema» dos socialistas, «porque ele era o homem da bandeira vermelha, era o homem do punho no ar, era o homem dos símbolos».

«Ele e eu suspendemos o mandato para não votarmos a primeira revisão constitucional e sermos fieis a um acordo que tinha sido feito com os militares de Abril, para que antes da votação fosse prestada uma homenagem aos militares que cumpriram o seu programa, restituindo o poder aos eleitos democraticamente pelo povo português», recordou ainda.
Continue a ler esta notícia

Relacionados