«São sempre os mesmos velhotes que andam nos partidos políticos» - TVI

«São sempre os mesmos velhotes que andam nos partidos políticos»

Jorge Sampaio (arquivo)

Jorge Sampaio desafiou os partidos a renovar as agendas e aparecer «com caras novas»

Relacionados
O ex-presidente da República, Jorge Sampaio, desafiou esta quarta-feira os partidos a renovar as agendas e aparecer «com caras novas», considerando que sociedade política está a ser ultrapassada e não responde aos problemas quotidianos, informa a Lusa.



«Os partidos políticos têm que renovar as suas agendas, o seu pessoal, têm que aparecer com gente nova, há tanta gente nova com capacidade e são sempre os mesmos velhotes que andam nos partidos políticos», disse o ex-presidente da República, Jorge Sampaio, no final da conferência «Contributos para uma Estratégia Nacional» promovida pelo Instituto de Defesa nacional, IDT.

Considerou ainda que Portugal precisa de governabilidade com estabilidade e com confiança, destacando a necessidade de se acreditar no país e «não estar sempre a dizer mal de tudo e de todos. É preciso perspectiva porque a crise está em toda a parte, não está só em Portugal».

Nesse sentido, exortou os portugueses a lutar contra a resignação para se «ultrapassar os problemas e temos história para isso, mas é preciso ter o sentimento da realidade nacional e fazer esforço para avançar».

Durante a sua intervenção, num discurso de 19 páginas com seis reflexões sobre os desafios de uma estratégia nacional, Jorge Sampaio defendeu ainda que Portugal precisa de um «sobressalto de patriotismo» para aplicar com sucesso uma estratégia nacional.

Essa estratégia, no entender de Jorge Sampaio, passa pela mudança da imagem de Portugal e pela adopção de uma atitude «afirmativa, empreendedora, valorizante, com capacidade em acrescentar valor e contribuir para a resolução dos problemas e desenvolvimento de políticas cooperativas e inovadoras».
Continue a ler esta notícia

Relacionados