OCDE: Europa vai conhecer uma retoma económica duradoura - TVI

OCDE: Europa vai conhecer uma retoma económica duradoura

Moedas (Arquivo)

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económicos (OCDE) considera, num relatório publicado esta terça-feira, que a retoma económica em curso na Europa é duradoura e que beneficia todos os Estados-membros.

Relacionados
«As evoluções recentes foram favoráveis» para a economia de numerosos países membros, em particular para os que registavam um crescimento mais fraco do que a média, nota a OCDE na terceira edição do seu relatório anual «Objectivo crescimento», que formula recomendações de reformas estruturais.

Esta melhoria «decorre largamente de factores conjunturais» como «a retoma europeia que se afirma finalmente após várias falsas partidas».

Os «retardatários» do crescimento na Europa beneficiam agora «de uma retoma forte e sustentável no horizonte de alguns anos», considera a OCDE.

«Apesar de um crescimento durante muito tempo tímido, a Europa beneficiou de criações de empregos sustentados ao longo dos últimos anos com um recuo de cerca de 1 ponto da taxa de desemprego estrutural, quando por outro lado o mercado dos bens e serviços beneficiavam de uma liberalização muito significativa», prossegue a OCDE, cita a agência «Lusa».

A OCDE advertiu, no entanto, os seus membros contra «a tentação de relaxamento», receando que a melhoria os dissuada de implementar as reformas estruturais que julga indispensáveis, nomeadamente no domínio do mercado do trabalho, «afim de regressar ao pleno emprego e de acabar com a fractura da inclusão e da exclusão».
Continue a ler esta notícia

Relacionados