Identificado um gene associado à asma infantil - TVI

Identificado um gene associado à asma infantil

  • Portugal Diário
  • 5 jul 2007, 00:03

Descoberta pode levar a uma melhor compreensão das causas da doença

Um novo gene associado à asma das crianças foi identificado, uma descoberta que pode levar a uma melhor compreensão das causas desta doença, segundo um estudo publicado, esta quarta-feira, na versão on-line da revista britânica Nature, escreve a Lusa.

Outros genes estão implicados na manifestação da asma no geral mas este novo gene, chamado ORMDL3 e que se situa no cromossoma 17, está «fortemente associado ao risco de desenvolver a doença desde a infância», revelam os investigadores.

O estudo genético emana de cientistas de cinco países (Grã-Bretanha, França, Alemanha, Estados Unidos e Áustria), e abrangeu mais de duas mil crianças (994 asmáticas, 1.243 não asmáticas).

Os resultados sugerem que «esta versão do gene associado a doença aumenta o risco entre 60 a 70 por cento de ter asma», segundo um comunicado do Colégio Imperial de Londres.

Estes resultados foram ainda confrontados por uma análise genética que abrangeu 2.300 alemães e mais de 3.000 britânicos nascidos em 1958 no Reino-Unido e que foram sempre seguidos por médicos devido à doença.

«Pensamos ter descoberto algo de novo e interessante sobre a asma infantil», declarou Miriam Moffatt do Colégio, acrescentando que «estas descobertas não explicam completamente como é causada a asma mas fornecem uma peça suplementar para o puzzle».

As causas da asma são complexas, estando ligadas à susceptibilidade genética e a diversos factores, tais como a poluição do ar, o fumo do tabaco, o stress, as emoções fortes, o esforço, ou infecções.

A frequência da ocorrência da asma aumentou nas últimas décadas, nomeadamente nas zonas urbanas, e é actualmente a doença crónica mais corrente nas crianças, atingindo na Grã-Bretanha uma criança em cada sete, segundo o Colégio.
Continue a ler esta notícia