Paulson apoia plano da Fed para salvar AIG - TVI

Paulson apoia plano da Fed para salvar AIG

Dinheiro2

Responsável considera que mercados atravessam «tempos difíceis»

Relacionados
O secretário norte-americano do Tesouro, Henry Paulson, já garantiu o seu apoio às medidas económicas anunciadas pela Reserva federal norte-americana (Fed) a favor da seguradora AIG, sublinhando que os mercados financeiros atravessam «tempos difíceis».

«Apoio as medidas tomadas pela Reserva Federal esta noite para ajudar a AIG a continuar a cumprir as suas obrigações e para atenuar as perturbações (nos mercados), protegendo os contribuintes», afirmou Paulson, escreve a «Lusa».

«Trabalhamos em concertação estreita com a Reserva Federal, com (o regulador bolsista) SEC e com outros reguladores para aumentar a estabilidade e a ordem nos nossos mercados financeiros e minimizar as perturbações da nossa economia», acrescentou o ministro num curto comunicado.

Entretanto, foi divulgado pela Casa Branca, que o presidente norte-americano George W. Bush também anunciou o seu apoio ao plano de salvamento sem precedentes da seguradora AIG pela Fed.

«O presidente apoia o acordo anunciado esta noite pela reserva federal. Estas medidas foram tomadas para defender o interesse da promoção da estabilidade sobre os mercados financeiros e para limitar prejuízos ocasionais para o resto da economia», afirmou Tony Fratto, um porta-voz da Casa Branca.

Recorde-se que a instituição presidida por Ben Bernnake anunciou ter concedido à AIG um empréstimo de 85 mil milhões de dólares (60 mil milhões de euros), com a duração de dois anos, evitando uma falência quase certa e uma crise financeira mundial. Em troca, o Governo norte-americano vai passar a deter uma participação de 79,9% no capital da empresa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados