Obama substitui responsável pelo plano para salvar a banca - TVI

Obama substitui responsável pelo plano para salvar a banca

Obama em Praga

William Wilkins vai liderar o fisco dos EUA, o IRS

Relacionados
A Casa Branca anunciou sexta-feira que o presidente norte-americano Barack Obama decidiu substituir o responsável do plano de salvamento dos bancos, nomeado pela administração de George W. Bush, pelo actual responsável pelo organismo de refinanciamento hipotecário Fannie Mae.

Barack Obama tenciona nomear Herbert Allison como «secretário adjunto para a estabilidade financeira, que terá igualmente o título de conselheiro do secretário», indicou a presidência em comunicado, citado pela Lusa.

Se a sua nomeação for confirmada pelo Senado, Allison sucederá ao secretário adjunto do Tesouro, temporariamente encarregue da estabilidade financeira, Neel Kashkari, nomeado pela administração do antigo presidente George W. Bush, e que se manteve em funções após a mudança de executivo.

O futuro titular deverá determinar e verificar a utilização do que resta dos 700 mil milhões de dólares libertados pelo Congresso em Outubro para estabilizar o sistema financeiro norte-americano.

Com 65 anos, Allison fez o essencial da sua carreira no banco de negócios Merrill Lynch, a partir de 1971, antes de assumir a presidência do fundo de investimento TIAA-CREF em 2002, até se reformar em 2008.

Em Setembro, quando o Fannie Mae foi colocado sob tutela do Estado, Allison foi nomeado administrador, função que exerce voluntariamente. Se esta nomeação for autorizada, o Fannie Mae deverá encontrar um novo líder.

A Casa Branca anunciou igualmente que Obama vai nomear William Wilkins para a liderança do fisco (IRS), um associado de um gabinete de advogados fiscalistas de Washington.
Continue a ler esta notícia

Relacionados