Portugal celebra aniversário da Revolução dos Cravos - TVI

Portugal celebra aniversário da Revolução dos Cravos

Cravo, o símbolo da revolução de Abril

Portugal celebra duas das mais importantes efemérides da sua História moderna: o 31º aniversário da Revolução do 25 de Abril e o 30º das primeiras eleições livres após quase 50 anos de ditadura.

No plano institucional, o palco principal será o Parlamento, onde Jorge Sampaio discursa pela última vez como chefe de Estado, e cujo presidente, Jaime Gama, é um dos sobreviventes da Assembleia Constituinte eleita em 25 de Abril de 1975. A sessão teve início às 11 horas.

Jorge Sampaio, que termina em Março de 2005 o seu segundo e ultimo mandato presidencial, irá homenagear os deputados eleitos há 30 anos e os funcionários que trabalham no Palácio de S. Bento desde a Revolução do 25 de Abril.

O «Dia da Liberdade» em Lisboa será também assinalado com uma manifestação de rua, promovida pela Associação 25 de Abril, presidida pelo antigo capitão de Abril Vasco Lourenço, e que conta com o apoio dos partidos de esquerda (PS, Bloco de Esquerda, Os Verdes e PCP) e das duas confederações sindicais.

«A festa do 25 de Abril não se circunscreve apenas à evocação de uma data que prezamos, mas assume também, cada vez com mais força, o carácter simbólico de uma exaltação da Liberdade como valor cimeiro», proclamam os promotores da manifestação.

Municípios de Norte a Sul do país vão igualmente celebrar o «Dia da Liberdade», com sessões solenes, exposições, espectáculos, debates, largadas de pombas, provas desportivas, inaugurações e outras iniciativas.

As eleições para a Assembleia Constituinte realizadas em Abril de 1975 foram as mais concorridas de sempre, tendo votado 91,7% dos cerca de 6,2 milhões de eleitores inscritos.

O PS obteve 37,8% dos votos, seguido do PPD (26,3%), PCP (12%) e CDS (6,1%).
Continue a ler esta notícia