Peugeot garante terceiro posto entre as marcas mais vendidas em Portugal - TVI

Peugeot garante terceiro posto entre as marcas mais vendidas em Portugal

Peugeot 407

A Peugeot vendeu um total de 28.398 viaturas em Portugal, no ano passado, alcançando uma quota de mercado de 10,1% e a terceira posição no ranking nacional, anunciou a empresa em comunicado.

Entre as viaturas de passageiros, que totalizaram 20.644 unidades, o destaque foi para o modelo 407, e o 206 voltou a demonstrar sinais muito positivos com 7.701 automóveis vendidos.

Já no mercado mundial, a Peugeot vendeu 1,995 milhões de veículos durante o ano de 2005, sejam automóveis particulares, comerciais ou ligeiros. Este valor foi muito próximo a 2004, mas ainda, assim, com uma redução de 1,6%, face ao recorde batido em 2004, nos 2 milhões.



Relativamente à performance comercial da marca, no ano passado, alcançou um aumento de 5,7% na Europa Ocidental, representando 37% das vendas totais da Peugeot, mas já na Europa do Leste, houve uma quebra de 5,4% das vendas.

Na Europa Ocidental (18 países), onde os mercados se mantiveram estáveis relativamente a 2004 (com mais 0,2%), a marca terá matriculado 1.253.900 veículos. A penetração da Peugeot totaliza 7,6% contra os 8% em 2004. Este recuo explica-se devido a factores essencialmente conjunturais. Num contexto de apatia quase geral dos mercados europeus, a Peugeot privilegiou a rentabilidade em detrimento dos volumes, e participou apenas parcialmente na corrida das promoções, na qual se lançou a maioria dos participantes no comércio automóvel.

Fora da Europa Ocidental, as vendas da marca tiveram, em contrapartida, um novo crescimento de 5,7%, atingindo 738 mil facturações de veículos e peças soltas, contra 698 mil em 2004.

A nível mundial e relativamente aos modelos, 2005 foi um ano positivo para a Peugeot para diversos títulos. O 206 tornou-se no Peugeot mais vendido de toda a história e está novamente no topo do seu segmento europeu, pelo 6º ano consecutivo, com 5,4 milhões de unidades. As vendas do 407 aumentaram 36% e o modelo ocupa o 3º lugar no seu segmento na Europa. As vendas do 607, num segmento de berlindas topo de gama em baixa, cresceram significativamente, tal como os volumes da Partner, Expert e Boxer. Além disso, 2005, foi para a marca o ano do lançamento de quatro novos produtos: 1007, 107, 307 e 407 Coupé.

Em 2006, a empresa vai lançar o 207, que faz parte do segmento B, a juntar-se ao 107, ao 1007 e ao 206. Este ano, a Peugeot pretende ainda lançar o 206 fabricado na China e na Malásia, bem como o 206 Sedan, fabricado no Irão.
Continue a ler esta notícia