Venda de automóveis ligeiros em Portugal cai 3,5% - TVI

Venda de automóveis ligeiros em Portugal cai 3,5%

Scirocco

Números de Junho influenciados por entrada da nova fiscalidade automóvel há um ano atrás

Relacionados
A venda de automóveis ligeiros em Portugal caiu 3,5% no primeiro semestre deste ano, face aos primeiros seis meses do ano passado. No total, foram vendidos 143.017 veículos ligeiros, revelam dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Em comunicado, a ACAP adianta que só no mês de Junho foram comprados 25.465 veículos ligeiros, o que representou um forte decréscimo de 25,3% quando comparado com igual mês do ano anterior. Mas explica que «o comportamento desfavorável do mercado observado em Junho de 2008, quando comparado com o mês homólogo do ano anterior, poderá eventualmente ser explicado por uma antecipação de compras verificada em Junho do ano passado, devido à entrada em vigor da reforma da fiscalidade automóvel em Julho desse ano».

«O mercado registou, pontualmente, um nível bastante elevado em Junho de 2007, pelos motivos expostos, pelo que a comparação com igual mês de 2008 poderá traduzir uma variação que certamente não se manterá nos próximos meses», refere.

A ACAP assinala ainda que o mês de Junho de 2008 teve mais 2 dias úteis que o mês homólogo de 2007, o que reforça ainda mais a variação observada.

Ligeiros de passageiros em queda e comerciais a pique

Olhando apenas para os ligeiros de passageiros, em Junho as vendas caíram 8,9% relativamente a igual mês do ano anterior, tendo sido vendidos 20.979 automóveis.

«Para esta queda, poderá eventualmente ter contribuído, entre outros factores, um adiamento de compras provocado pela entrada em vigor da nova taxa de IVA em 1 de

Julho de 2008», explica a associação no comunicado.

No acumulado do primeiro semestre de 2008 foram vendidos em Portugal 114.413 automóveis ligeiros de passageiros, o que corresponde a um aumento de 6,4% face ao período homólogo do ano anterior.

Já nos comerciais ligeiros, o decréscimo de Junho foi de 59,5% em relação a 2007, tendo sido vendidos 4.486 veículos. Uma queda «forte», que se deveu, essencialmente, à alteração da sazonalidade no ano de 2007 decorrente da reforma da fiscalidade automóvel, que provocou um forte acréscimo das vendas em Junho de 2007, devido ao aumento da carga fiscal, neste segmento, com a entrada em vigor do I.S.V.

No primeiro semestre de 2008, verificou-se um decréscimo nas vendas de 29,7% face a igual período do ano anterior, o que corresponde a um total de 28.604 unidades comercializadas.

Pesados a subir

Quanto ao mercado de veículos pesados, em Junho de 2008 foram vendidos em

Portugal 611 unidades, o que corresponde a um acréscimo de 3,4% face ao mês

homólogo do ano anterior. No que diz respeito às vendas realizadas no primeiro semestre de 2008, as mesmas atingiram as 3.490 unidades. Verificou-se, assim, um acréscimo relativamente ao período homólogo do ano anterior, de 11,4%.

Contas feitas, o mercado automóvel total caiu 24,8% em Junho face ao homólogo e 3,2% no primeiro semestre deste ano, face aos primeiros seis meses de 2007.
Continue a ler esta notícia

Relacionados