Portugal Telecom ganha peso nas carteiras dos fundos de investimento - TVI

Portugal Telecom ganha peso nas carteiras dos fundos de investimento

Administração da PT aprova plano de defesa

A Portugal Telecom foi a empresa nacional que mais peso ganhou entre as carteiras dos fundos de investimentos imobiliários nacionais no mês de Fevereiro. A empresa registou um acréscimo de 40,9% para os 70,4 milhões de euros, segundo dados da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Relacionados
No entanto, apesar do acréscimo, a empresa com mais capital aplicado é a EDP, com 86,7 milhões de euros, seguida do BCP, com 71,8 milhões de euros.

Em Fevereiro de 2006, a capitalização média dos organismos de investimento colectivo (fundos de investimento mobiliário) atingiu 123,9 milhões de euros (mais 1,1 milhões de euros do que no mês anterior) e o valor sob gestão ascendeu a 26.523,4 milhões de euros (mais 0,9%).

As aplicações totais em valores mobiliários cotados subiram 0,2% relativamente a Janeiro deste ano, totalizando 19.794 milhões de euros. De destacar o aumento das aplicações em Itália (10,7%) e em Portugal (7,7%) e o decréscimo do investimento em Espanha ( menos 4,1%). O Luxemburgo continuou a ser o país mais procurado, seguido do Reino Unido e da Irlanda.

No período em análise, o investimento em acções nacionais nos mercados regulamentados de Bolsa totalizou 893,2 milhões de euros (mais 9,3% do que em Janeiro de 2006). O investimento em acções internacionais de Mercados da União Europeia e de Fora da União Europeia aumentaram 8,5%.

Quanto à composição da carteira dos fundos destacou-se uma variação mensal positiva do investimento em valores mobiliários (1,3%), nomeadamente em dívida pública nacional (80,2%) e acções nacionais (9,2%).

O Millennium BCP continuou a deter a maior quota de mercado em termos de valor gerido (21,2%), mas a gestão do maior número de fundos (40) foi da Caixagest. O fundo Multiobrigações gerido pela Santander Gestão de Activos permaneceu como o fundo de maior dimensão.
Continue a ler esta notícia

Relacionados