G20: França quer resultados ou ameaça bater com a porta - TVI

G20: França quer resultados ou ameaça bater com a porta

Nicolas Sarkozy

«Se as coisas não avançarem em Londres, haverá cadeira vazia! Levanto-me e vou-me embora», diz Sarkozy

Relacionados
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, abandonará a cimeira do G20 que se realiza quinta-feira em Londres se não ficar satisfeito com os resultados, afirmou esta terça-feira a ministra francesa da economia, Christine Lagarde.

«O presidente Sarkozy tem sido muito claro e diz: se os resultados esperados não estiverem lá, não vou assinar o comunicado», afirmou Lagarde na estação de televisão britânica BBC.

«Isso significa deixar a cimeira, creio que ele está determinado», afirmou a ministra que falava no programa HardTalk, citado pela Lusa.

As palavras da ministra vêm ao encontro do que escreve o jornal conservador «Le Fígaro».

«Se as coisas não avançarem em Londres, haverá cadeira vazia! Levanto-me e vou-me embora», terá afirmado há dias o presidente francês, citado pelo jornal.

Sarkozy afirmou entretanto a jornalistas que a crise económica e financeira «é demasiado grave para que se realize uma cimeira para nada. É preciso obter resultados, não há escolha. A crise é demasiado grave para que se realize uma cimeira para nada», afirmou, acrescentando ainda estar convicto de que tanto o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, como o presidente norte-americano, Barack Obama, querem o mesmo.

Em Londres, Brown, o anfitrião da cimeira, garantiu que as remunerações dos banqueiros vão ser regulamentadas a nível internacional.

Os chefes de Estado e de governo do G20, que reúne os países mais industrializados e as principais economias emergentes, vão encontrar-se quinta-feira em Londres para uma cimeira sobre a actual crise mundial.
Continue a ler esta notícia

Relacionados