Endesa Portugal obtém licença e comercializa gás em Janeiro - TVI

Endesa Portugal obtém licença e comercializa gás em Janeiro

Nuno Ribeiro da Silva, presidente da Endesa Portugal

Empresa já tem novos fornecedores na calha

Relacionados
A Endesa Portugal já obteve a licença e vai começar a comercializar gás natural no próximo dia 1 de Janeiro, revelou o seu presidente, Nuno Ribeiro da Silva, à Agência Financeira. No entanto, no imediato, a empresa vai servir apenas os clientes industriais e, aquando a liberalização do mercado (Mibgás), avançará para o segmento domésticos.

«Nesse sentido, está a preparar-se toda a actuação perante a liberalização para o mercado de gás de grandes consumidores. Para já, vamos cobrir centenas de consumidores, tipicamente industriais», afirmou Ribeiro da Silva. Já o posicionamento para ser agente comercial para domésticos fica assim condicionado ao avanço do Mibgás, que será discutido em 2008.

Ainda no gás, o presidente da Endesa Portugal adiantou à AF que vão contratar novos fornecedores, pelo que estão neste momento a sondar algumas empresas. «Vai servir sobretudo para garantir o funcionamento dos dois novos grupos de centrais de ciclo combinado no Pego», explicou. Para além disso, a mesma fonte sublinhou que Portugal já tem «auto-consumos importantes nas centrais de co-geração» e que estes dois motivos farão com que, «só para os consumidores próprios, a Endesa precise de mil milhões de metros cúbicos (bcm) de gás».
Continue a ler esta notícia

Relacionados