Área bruta dos Retail Parks em Portugal quase quintuplica - TVI

Área bruta dos Retail Parks em Portugal quase quintuplica

Centro Comercial (Arquivo)

O mercado português de retail parks cresceu 375 por cento em termos de Área Bruta Locável (ABL) em 2006, face ao ano anterior, revelou a Jones Lang LaSalle.

Relacionados
Do total de 10 novos complexos de retalho inaugurados no ano passado, cinco foram retail parks, totalizando 74.722 metros quadrados (m²) de ABL. «O volume de ABL inaugurado em 2006 é bastante superior ao registado em 2005 (cerca de 20.000 m²) e é o mais elevado desde a implantação do formato em Portugal, em 2000», sublinha.

Estas são algumas das principais conclusões divulgadas pela Jones Lang LaSalle no estudo «O Mercado de Retail Parks, O Cenário Europeu e a Realidade Portuguesa», onde a consultora apresenta a evolução do mercado de retail parks em Portugal e o desenvolvimento deste formato a nível europeu.

O director-geral da Jones Lang LaSalle, Manuel Puig, afirma: «Os retail parks são um formato relativamente recente em Portugal, mas são já um produto de retalho consolidado e com muita procura junto dos investidores, promotores e operadores. O conceito conta hoje com uma oferta de grande qualidade, oferecendo espaços modernos e de execução bem planeada».

O mercado de retail parks português conta actualmente com 248.714 m² de ABL repartidos por 18 complexos, dos quais cinco inaugurados em 2006: Portimão Retail Park (24.000 m²), Gaia Retail Park (18.722 m²), Atlântico Park Ovar (14.000 m²), Atlântico Park Tondela (12.000 m²) e o Viana Retail Center (5.946 m²).
Continue a ler esta notícia

Relacionados