Sócrates: criação de emprego deve ser prioridade dos Governos - TVI

Sócrates: criação de emprego deve ser prioridade dos Governos

Sócrates

Europa precisa de uma resposta «global e coerente»

Relacionados
A criação de emprego deve ser a «primeira, segunda e terceira» prioridade dos governos europeus em 2009, com políticas que assentem na recuperação e na reforma do sistema económico, disse esta segunda-feira, em Madrid, José Sócrates.

Para o primeiro-ministro, a Europa precisa de uma resposta global e coerente do centro esquerda. Hoje, mais do que nunca, os socialistas europeus têm uma nova oportunidade mas também uma nova responsabilidade», afirmou o líder português citado pela «Lusa».

Segundo José Sócrates, é vital que se aumente o investimento público e que o Estado «ocupe o seu papel na recuperação económica», já que «não é possível ficar sentado à espera que a crise passe».

Estado tem de agir para recuperar economia

Este é o momento para o Estado agir, e agir adequadamente com investimentos. «É o momento em que os cidadãos olham para o Estado e querem que o Estado faça algo para recuperar a economia», disse.

«As dificuldades serão em 2009 e, por isso, o sentido de urgência deve prevalecer», sublinhou.

Para Sócrates, a estratégia socialista deve assentar paralelamente na «recuperação e na reforma», com medidas e propostas que sejam implementadas de forma «urgente».

A primeira tarefa, insistiu, é «estabilizar o sistema financeiro», rejeitando «o populismo e a demagogia dos que vêm a ajuda aos bancos como uma ajuda aos bancos e não à economia».

A actual crise demonstra igualmente, na opinião de José Sócrates, que «é preciso mais Europa e não menos Europa» e que «a resposta adequada deve ser encontrada a nível continental e não nacional».
Continue a ler esta notícia

Relacionados