Portugal dos países melhor preparados para pandemia da gripe das aves - TVI

Portugal dos países melhor preparados para pandemia da gripe das aves

Gripe das Aves (Arquivo)

O director-geral da Saúde considerou hoje que Portugal está «na linha da frente» para enfrentar uma eventual pandemia da gripe das aves em humanos e enalteceu a «articulação» entre sectores demonstrada num exercício que está a decorrer.

Relacionados
Francisco George falava a propósito de um simulacro que visa testar a capacidade de resposta dos países da União Europeia a uma eventual pandemia de gripe das aves e que decorre hoje pelo segundo dia consecutivo.

Trata-se do segundo exercício do género e, segundo Francisco George, revelou alguns melhoramentos em relação ao anterior.

«Estamos a testar, por antecipação, todas as medidas que visam reduzir os efeitos de uma eventual pandemia de gripe humana», a qual, frisou o director-geral da Saúde, «não se sabe se vai acontecer».

Para Francisco George, Portugal está «na linha da frente» para enfrentar o problema.

As operações estão centralizadas na Direcção-Geral da Saúde (DGS) que quarta-feira recebeu a visita do ministro da Saúde, António Correia de Campos.

Hoje, à margem da sessão comemorativa do 555º transplante hepático no Hospital Curry Cabral, que decorre na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o ministro revelou-se optimista e satisfeito com «o esforço dos profissionais envolvidos» no exercício.

«Temos no terreno os melhores profissionais de saúde pública», disse, escusando-se a adiantar pormenores por considerar que, «quanto mais silencioso for este trabalho, melhor».
Continue a ler esta notícia

Relacionados