Erradicação da pobreza deve ser prioridade - TVI

Erradicação da pobreza deve ser prioridade

  • Portugal Diário
  • 17 out 2007, 18:00

União Europeia define estratégias para o futuro

A Rede Europeia Anti-Pobreza exigiu que a erradicação da pobreza em Portugal seja uma prioridade neste novo período de fundos comunitários, destacando que é o país da União Europeia (UE) com «maior fosso entre ricos e pobres», informa a agência Lusa.

«Portugal é o país da UE onde há um maior fosso entre os mais ricos e os mais pobres. Os fundos comunitários estão aí, mas é preciso que haja prioridades para a sua aplicação», defendeu Ana Maria Braga da Cruz, da Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal (REAPN).

A REAPN alerta para o novo período de fundos estruturais que vigora a partir deste ano e até 2013, argumentando que o combate e a erradicação da pobreza são eixos que não podem ser esquecidos: «Insistimos para que os fundos estruturais sejam encarados, definidos e implementados como motores e instrumentos para a concretização do objectivo de erradicar a pobreza».

Diz também que é «urgente» a definição de um «verdadeiro» Programa Nacional de Combate à Pobreza, já que a «soma de planos, medidas e políticas não se tem demonstrado suficientemente capaz de, verdadeiramente, fazer face aos fenómenos de pobreza em Portugal».

Entretanto, a secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação assegurou que os 27 Estados da UE e a Comissão Europeia estão «fortemente empenhados» em encontrar «soluções de consenso» para combater a pobreza e a exclusão social.

No final da sexta Mesa Redonda Europeia sobre Pobreza e Exclusão Social, que decorreu nos Açores, Idália Moniz disse à agência Lusa que as melhores soluções para fazer face ao problema devem ser alcançadas através de «consensos e respeito pela diversidade dos diferentes Estados membros e respectivos níveis de desenvolvimento».
Continue a ler esta notícia