Genéricos representam 18% do mercado de medicamentos - TVI

Genéricos representam 18% do mercado de medicamentos

Laboratório [arquivo] - Foto EPA

Os medicamentos genéricos representam cerca de 18 por cento do valor do mercado total de medicamentos em Portugal.

Relacionados
A Expofarma, apresenta no seu primeiro dia um estudo relativo aos efeitos de consumo de genéricos na poupança dos utentes.

«O mercado a níveis ideais teria que crescer 84 por cento e a poupança anual atinge 31,5% do valor de uma pensão média em Portugal», refere o comunicado.

A diminuição da despesa em medicamentos através do consumo de genéricos «só será alcançável através do crescimento da quota de genéricos no mercado concorrencial de genéricos (MCG) e/ou do aumento do próprio MCG», acrescenta.

Ainda segundo o comunicado, «em 2007, o mercado total mensal de medicamentos ascende a 271,3 milhões de euros. O MCG representa, em média, mais de 55% do total de vendas de medicamentos. Em termos de comparticipação, cerca de 79% do mercado total é abrangido pelo Sistema Nacional de Saúde e pelos subsistemas».

Associado a um cenário em que sensivelmente 50% do mercado de medicamentos é vendido sob uma apresentação genérica, «é possível constatar que a uma poupança global muito significativa, 449,5 milhões de euros, surgem associados impactos sociais não negligenciáveis. Dadas as características específicas do bem em questão, baixa elasticidade preço e rendimento, é possível constatar efeitos crescentes de uma redução de preços sobre a poupança das famílias para escalões de menor rendimento», esclarece.
Continue a ler esta notícia

Relacionados