Alemanha: PIB sofre maior quebra desde 1990 - TVI

Alemanha: PIB sofre maior quebra desde 1990

Angela Merkel (arquivo)

Exportações foram particularmente afectadas

Relacionados
O Produto Interno Bruto (PIB) alemão recuou 2,1 por cento no quarto trimestre face ao anterior, segundo os dados definitivos esta quarta-feira publicados pelo departamento de estatísticas federal (Destatis).

O Destatis confirmou assim o número provisório divulgado a 13 de Fevereiro, marcando o maior recuo trimestral do PIB da maior economia da Zona Euro desde a reunificação das duas Alemanhas em 1990.

As exportações, tradicional motor da economia do país, foram particularmente afectadas pela conjuntura: caíram 7,3 por cento em comparação anual a preços constantes, mais fortemente do que as importações que recuaram 3,6 por cento no mesmo período.

Os investimentos industriais no país diminuíram 4,9 por cento no último trimestre para ao terceiro, pondo fim a uma série de oito trimestres de subida consecutiva.

As despesas de consumo recuaram 0,1 por cento e o sector da construção caiu 1,3 por cento no período em análise.

Em 2008, o PIB alemão registou uma contracção de 1,7 por cento por cento face a 2007, um número também confirmado. Este recuo deverá, no entanto, acentuar-se fortemente, para atingir de 2 a 2,5 por cento em 2009, segundo o governo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados