Mercado de medicamentos genéricos cresce 47,9% - TVI

Mercado de medicamentos genéricos cresce 47,9%

Portugueses gastam mais com medicamentos para o coração

No primeiro trimestre deste ano, o mercado de medicamentos genéricos português vendeu mais de 65 milhões de euros. Este valor corresponde a um crescimento de 47,9% face ao período homólogo. Com estes resultados, a quota de mercado de genéricos em Portugal atingiu já os 11,1%.

Estes dados, referentes ao mercado farmacêutico em regime de ambulatório, resultam de uma análise da ratiopharm baseada em informações da IMS, empresa que analisa este sector.

A empresa revela que alcançou uma quota de mercado de 23,29% neste período, um crescimento de 23,6% face ao homólogo, o que corresponde a vendas na ordem dos 9,8 milhões de euros.

O mercado farmacêutico total registou, no período analisado, um crescimento de 8,3%, alcançando vendas superiores aos 590 milhões de euros.

As áreas que obtiveram maior volume de vendas de medicamentos genéricos no período analisado foram a Cardiovascular e do Aparelho Digestivo, sendo, consequentemente, as que apresentam as maiores taxas de penetração de genéricos no primeiro trimestre, com 36,32% e 23,96%, respectivamente.

Em termos totais, a área de maior consumo no mercado farmacêutico é, também, a Cardiovascular, seguida pelo Sistema Nervoso Central. Nesta última, os medicamentos genéricos possuem uma elevada penetração, representando 12,94% das vendas de medicamentos.

Este valor apenas é superado pelas duas áreas já referidas anteriormente, bem como pela área dos Sistemas Anti-infecciosos (15,09%).
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos