EUA: Bernanke diz que economia deve crescer até 4% este ano - TVI

EUA: Bernanke diz que economia deve crescer até 4% este ano

Ben Bernanke

Mesmo com a Europa a castigar, a economia norte-americana deve crescer entre 3,5% e 4%

Relacionados
O presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), Ben Bernanke, disse esta quarta-feira que espera que a economia dos EUA cresça entre 3,5% e 4% este ano.

Um objectivo optimista do mais alto responsável do banco central norte-americano que, mesmo assim, não afasta a presença de uma «sombra»: a crise da dívida europeia poderá afectar o crescimento económico dos Estados Unidos.

Um efeito que pode ser atenuado com «a descida dos juros da dívida pública dos EUA, assim como pela queda dos preços do petróleo e de outras matérias-primas», disse o responsável citado pela Reuters.

Mesmo assim, no Comité do Orçamento da Câmara dos Representantes, Bernanke aplaudiu os esforços da Europa para sair da crise: as acções da Europa «representam um compromisso firme para resolver as tensões e estabelecer a confiança nos mercados».

Mesmo com estas perspectivas de crescimento, Bernanke admitiu: vão ser precisos vários anos para recuperar os postos de trabalho perdidos com a crise iniciada em 2008.

Desta forma, o presidente do banco central, deixou a entender que não estará para breve uma subida das taxas de juro, que neste momento estão entre zero e 0,25%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados