Fidel em «estado muito grave» - TVI

Fidel em «estado muito grave»

  • Portugal Diário
  • 16 jan 2007, 08:17
Primeiras imagens televisivas de Fidel Castro após a doença (Foto Lusa)

«El País» refere operações falhadas e fala em «mortalidade muito elevada»

O presidente cubano Fidel Castro, oficialmente em convalescença após uma operação cirúrgica a 27 de Julho de 2006, está num «estado muito grave», afirmou o diário espanhol El País no seu site de Internet.

Castro sofre de «uma grave infecção no intestino grosso após três operações falhadas e complicações variadas que degeneraram em peritonite», revelaram fontes médicas do hospital Gregorio Maranon, em Madrid, onde exerce o médico Jose Luis Garcia Sabrido, que examinou Fidel Castro no mês de Dezembro.

O presidente cubano, 80 anos, sofre desde o fim do primeiro semestre de 2006, de uma inflamação aguda do cólon que degenerou numa peritonite e o obrigou a retirar uma parte do intestino grosso e do recto, indicaram as mesmas fontes, consultadas pelo diário espanhol.

A persistência da infecção impediu a cicatrização e Fidel Castro teve de ser submetido a uma segunda intervenção cirúrgica, durante a qual a totalidade do intestino grosso lhe foi retirada, o que obrigou à colocação de um ânus artificial, explicaram as mesmas fontes.

O estado de saúde do dirigente cubano deteriorou-se após novos problemas de cicatrização afectando o canal biliar, o que o torna num caso de «mortalidade muito elevada» (em 80 por cento dos casos), acrescentou o El Pais, ainda citando as mesmas fontes.
Continue a ler esta notícia