Saúde de Fidel piorou - TVI

Saúde de Fidel piorou

  • Portugal Diário
  • 24 dez 2006, 12:23
Fidel Castro [arquivo] - Foto Lusa

Escreve revista colombiana. Dirigente não recebeu o seu melhor amigo

O estado de saúde do dirigente cubano, Fidel Castro, impediu-o pela primeira vez de receber o escritor colombiano e seu amigo, Gabriel García Marquez, que esteve na ilha durante um mês, revelou este sábado a revista colombiana Semana.

«Durante todo esse tempo, Fidel não pôde recebê-lo, o que nunca tinha a contecido», lê-se na revista, que considera que este facto se deve a um agravamento do estado de saúde do líder cubano.

Na sua página de notas «Confidenciais», a revista recorda que o Prémio Nobel da Literatura e autor, entre outros, de «Cem anos de solidão», esteve em Cuba no final do mês de Novembro para assistir às cerimónias do 80º aniversário do «líder máximo».

O irmão de Fidel Castro, Raul Castro, assume interinamente o poder desde 31 de Julho último.

Cirurgião espanhol chamado ao Cuba>

Um «prestigiado cirurgião espanhol» foi chamado por Cuba para examinar o Presidente Fidel Castro, noticia também este domingo o diário espanhol El Periodico.

Segundo o jornal, o médico deverá fazer um exame completo ao dirigente cubano para determinar se é necessário realizar uma nova operação.

Fidel Castro, 80 anos, foi operado em Julho passado, após uma hemorragia intestinal.

A última vez que Fidel Castro apareceu na televisão foi a 28 de Outubro.

«Um prestigiado cirurgião espanhol foi chamado para uma consulta médica em Havana, para decidir que passos seguir para travar a degradação progressiva do estado de saúde do Presidente Fidel Castro», escreve o jornal, citando fontes médicas.
Continue a ler esta notícia